terça-feira, 31 de março de 2015

TEXTOS BÍBLICOS SOBRE OS ÚLTIMOS DIAS – PARTE 2


Bem amigos do Blog, semanas atrás comecei esta série sem quantidade certa para terminar, nem periodicidade certa para publicar.
Se você não leu, convido a ler clicando aqui.
Meu objetivo é demonstrar que existem vários textos na Palavra que tratam do tema do fim dos dias, mesmo estando fora do livro de Apocalipse, de Daniel, e mesmo registrado nas palavras de Jesus nos Evangelhos.
Sim, temos diversos textos que demonstram que profecia é algo predominante no texto bíblico, e demonstram o quanto este assunto é sério e importante para nós.
Porque na verdade, é sério e importante para Deus!
O Senhor Deus investiu muito tempo instruindo seus profetas para que escrevessem diversos textos que, talvez, dezenas ou centenas de anos atrás não fariam tanta diferença quanto fazem hoje.
Veremos que a revelação do que está registrado na Bíblia é progressiva, e vai fazendo sentido quando o conhecimento humano “alcança” o tempo profético da Sabedoria da Palavra de Deus, que já estava registrada na Bíblia, mas nós anda não tínhamos capacidade de entender o que estava escrito... e também, ainda não era o tempo...
Mas nestes dias... podemos entender. E na verdade, devemos!
Lemos em Daniel algo que lança luz a este entendimento:
Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará”.
Sim, o livro de Daniel estava selado, e por analogia, podemos entender que muito da profecia bíblica também, até que estes selos sejam removidos por que chegou o tempo, por que é hora, porque o saber ou conhecimento se multiplica.
Tanto sobre o entendimento bíblico, como as informações sobre o que acontece no mundo...
Inegável que agora sabemos mais...
Hoje vamos examinar um texto do Profeta Amós 9:1-6, e veremos que o texto profético tem mais do que o profeta poderia entender naquele tempo.
Na verdade, mais do que muitos cristãos poderiam compreender há uns 70 anos.
Lembre que Amós profetizou por volta de 2.600 anos atrás!

“Vi o Senhor, que estava em pé junto ao altar; e me disse: Fere os capitéis, e estremecerão os umbrais, e (1) faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles; matarei à espada até ao último deles; nenhum deles fugirá, e nenhum escapará. Ainda (2) que desçam ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá; (3) se subirem ao céu, de lá os farei descer. Se se esconderem no cimo do Carmelo, de lá busca-los-ei e de lá os tirarei; e, se dos meus olhos (4) se ocultarem no fundo do mar, de lá darei ordem à serpente, e ela os morderá. Se forem para o cativeiro diante de seus inimigos, ali darei ordem à espada, e ela os matará; porei os olhos sobre eles, para o mal e não para o bem. Porque o Senhor, o (5) SENHOR dos Exércitos, é o que toca a terra, e ela se derrete, e todos os que habitam nela se enlutarão; ela subirá toda como o Nilo e abaixará como o rio do Egito. Deus é o que edifica as suas câmaras no céu e a sua abóbada fundou na terra; é (6) o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome”.

Bem, para facilitar sua compreensão quanto ao texto, sublinhei 6 aspectos que pretendo comentar, para que possamos entender o que creio de tão atual na palavra profética de Amós, e, principalmente, analisar alguns itens que absolutamente impossíveis de serem compreendidos até há poucas dezenas de anos, e mesmo há menos de uma década... que dirá, então centenas de anos!
Sim, alguns conceitos só podem ser compreendidos em nossos dias!
Vamos ver isso com mais clareza. Pegue a sua Bíblia para confirmar e marcar, e vamos ao trabalho!

1.     “Tudo feito em pedaços sobre a cabeça de todos eles”... Aqui vemos claramente mais um texto bíblico descrever algo que vai acontecer naquele Dia, e que será terrível.
Apocalipse 6:13-14 “... as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,  e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.
Apocalipse 16:21 “... também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu flagelo era sobremodo grande”.
Sim, temos outros textos que demonstram que algo terrível acontecerá nos céus e a partir dos céus, que fará com que caiam estrelas/asteroides/outros objetos sobre as pessoas...
Fica claro que Amós estava falando sobre os dias atuais, ainda futuros, quando registrou a profecia. 

2.     “Ainda que desçam ao mais profundo abismo” ...  Creio que Amós está falando sobre quando os homens vão tentar se esconder do Grande Dia do Senhor! Veja:
Apocalipse 6:15-17 “Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?”
Ou seja, para mim é muito claro neste texto que as pessoas, de alguma maneira saberão que algo terrível vai acontecer na terra... Saberão que é da parte do Senhor Deus! E vão tentar se esconder, em rochedos, cavernas, e/ou "bunkers"(!)... Já viu quantos bunkers temos disponíveis para venda? Já soube dos secretos?  Já ouviu falar do Aeroporto de Denver? Se interessar faça você mesmo uma pesquisa na web...
Isaías 2:10-11 “Vai, entra nas rochas e esconde-te no pó, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade. Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia”.
Isaías 2:19-21 “Então, os homens se meterão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra. Naquele dia, os homens lançarão às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem, e meter-se-ão pelas fendas das rochas e pelas cavernas das penhas, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra”.
Neste texto para mim fica claro que os homens perceberão diante da glória da manifestação do Senhor, e de sua condenação clara, sem esperança, que seus deuses falsos não os poderão livrar naquele Dia, e vão jogar fora os seus objetos de culto e devoção de tantos anos de vida... Infelizmente, será tarde demais que perceberão que não há poder neles, e, pelo texto, saberão que O Senhor é Quem Se levanta neste tempo terrível para trazer este Juízo!
Veja também que os três textos são complementares, e tratam do mesmo relato.
3.     “Se subirem ao céu!” ... (???) Veja que Amós está falando de subir ao céu e não em lugares altos, pois a próxima frase diz respeito a subirem para se esconder no cume do Monte Carmelo!
Ou seja, o profeta viu algo que seria possível apenas há poucas décadas, ou seja, pessoas estarem "no céu" para tentar fugir daquele Dia. Seja nas estações orbitais por exemplo, aeronaves ou quaisquer outros equipamentos que permitem para alguém subir ao céu para se esconder, são conquistas tecnológicas muito recentes.
Fazem sentido apenas em nossos dias... Mas O Senhor já sabia, e revelou ao Seu profeta Amós!
E eu reforço... como o profeta poderia falar isso, centenas de anos antes de Cristo, se não fosse pelo Espírito Santo de Deus?
Você já tinha lido este texto? Interessante, não acha?
4.     “Se ocultarem no fundo do mar (!!)!” ... mais uma situação impossível para aquela época.
Como seria possível alguém se esconder no fundo do mar? Afogado?
Bem, creio que a idéia seria permanecer vivo, não acha? Bem, aqui temos mais uma vez a percepção de um esconderijo impossível de existir na época.  Um esconderijo no fundo do mar poderia ser apenas uma estação submarina ou em submarinos. O próprio filme de Hollywood "2012" já abordou esta solução justamente para evitarem uma tragédia apocalíptica sobre a humanidade... Ou não? Aliás, o tema do filme é "Fomos avisados"... lembra?
Ou ainda outras podemos pensarem outras tecnologias semelhantes como já vi, como projetos de cidades submarinas... Haverá tempo para isso?
Bem, o que importa é que mais uma vez algo que somente o Espírito Santo de Deus poderia ter revelado a Amós está registrado aqui..
Para a sua época, falar que alguém poderia se esconder no fundo não faria qualquer sentido.
Aliás, algumas décadas atrás ainda não faria o menor sentido. Não acha?
5.     Reforço ainda que sim, estamos falando do Juízo neste texto, pois lemos que O Senhor “toca a terra e ela se derrete”! Eventualmente creio que estamos lendo acerca do efeito do calor do sol (pelo "toque" do Senhor) como lemos em Isaías e em Apocalipse, que, com certeza, derreterá as geleiras e fará inundações tremendas ocorrerem...
Apocalipse 7:16 “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum”. Alguma dúvida? Se tiver, leia este:
Isaías 30:26 “A luz da lua será como a do sol, e a do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR atar a ferida do seu povo e curar a chaga do golpe que ele deu”.
Sim, o sol vai ficar absurdamente mais intenso, e, claro, tudo vai derreter. Quando O Senhor tocar a terra para Juízo, tudo isso vai acontecer... 
6.     E, claro, temos no texto, mais uma vez, uma clara referência a tsunamis... “O Senhor chama as águas do mar e as lança sobre a terra”! Sim, será terrível o efeito dos tsunamis na terra.
Jesus afirma em Lucas 21:25 que “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas.”
Sim, eu aprendi no tsunami do Japão que uma medida de segurança foi criada após o trágico tsunami da Indonésia em 2004. Foi criado um sistema de monitoramento nos mares, com bóias oceânicas monitoradas por satélites, que permite prever quando um terremoto no fundo do mar produziu tsunamis. Assim, passou a ser possível que nações sabiam com antecedência de algumas horas que tsunamis iriam atingir sua costa...
Ou seja, quando tivermos os grandes tsunamis no Juízo, gerados por terremotos, mudanças climáticas sem precedentes, ou queda de corpos celestes gigantes no mar, muitas pessoas saberão com antecedência que não há saída, e que serão atingidos por ondas gigantes...
Imagino a angústia e perplexidade que ocorrerão em larga escala nas cidades costeiras...
Só mesmo Jesus para prever algo assim, que para as pessoas da época não faria o menor sentido...
E mesmo para nós, há poucos anos, esta profecia pareceria sem sentido.

Bem amigos, mais uma vez apresento aqui um texto bíblico pouco lido por muitos, que trás informações proféticas importantes.
Em primeiro lugar, importantes porque muitos podem ler este texto, e não entender nem associar ao Juízo.
Mas além disso, porque demonstra que O Senhor falou através de Amós, trazendo alguns ingredientes acerca do Juízo que apenas podem ser entendidos mais recentemente, como vimos.
Este é um dos principais motivos porque estou tão insistentemente publicando aqui neste espaço informações sobre o fato que a vinda de Jesus está muito próxima, pois os sinais bíblicos cada vez mais se manifestam dia a dia nas nossas mídias de noticias.
Lembro que O Senhor não tem prazer algum em que tantos estejam vivendo neste tempo terrível que virá sobre a terra, mas sim, Ele vai julgar a terra e os que aqui ainda estiverem...
Não, Ele não tem prazer nisso, pois já vem oferecendo salvação pela graça, através da fé em Jesus Cristo. Há milênios. Desde que o pecado entrou no mundo, na verdade...
I Tessalonicenses 1:9-10 "... pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.

Sim, nem você nem eu precisamos passar por isso...
Ninguém precisa!
O Senhor Deus mesmo proveu a solução em Seu Filho Jesus!
De graça. Pela fé! Segundo A Palavra.
Mas Ele nos avisou em centenas de textos da Palavra que O Juízo algum Dia, vem...
Assim sendo, este conteúdo fica cada dia mais importante, pois tudo o que está associado ao cenário bíblico profético vai se formando no horizonte a cada dia...
Precisamos estar preparados para escapar... E para advertir a todos a nossa volta...
Mesmo que nos achem loucos... Mesmo que não queiram...
Mesmo que zombem... Mesmo que ignorem...
Sim, o cenário se forma diante de nossos olhos, dia a dia...
Você não consegue ver?

Veja os sinais...

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário