quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

TEXTOS BÍBLICOS SOBRE OS ÚLTIMOS DIAS – PARTE 1


Bem amigos do Blog, na terça-feira passada, estávamos no fim de uma reunião na igreja, quando minha esposa propôs a leitura de um texto bíblico antes de orarmos para encerrar.
Enquanto ela lia o texto, um texto “apocalíptico” e autoexplicativo, eu senti forte no meu coração o desejo de começar algo que já tinha pensado antes, mas não era tempo, eu creio.
O texto era o de II Timóteo 3:1-9
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles”.
Sim, este texto tocou meu coração por perceber seu cumprimento claro hoje...
E, motivado por este texto bíblico, percebi que é o tempo de começar a escrever.
Foi claro no meu coração...
SE Deus quiser, pretendo publicar uma série de posts aqui no Blog, batizado sempre com este título: “TEXTOS BÍBLICOS SOBRE OS ÚLTIMOS DIAS”, com o objetivo de apresentar passagens ao longo de toda a Bíblia, que falam acerca do fim, e que não são os textos “clássicos de escatologia” contidos no livro do Apocalipse ou nas palavras de Jesus...
Textos que apresentam informações adicionais sobre o que virá e que trazem luz sobre aspectos importantes do cenário dos últimos dias.
Textos que, creio, para muitos não são ainda considerados nesta perspectiva, até porque alguns destes versos estão obviamente cifrados. Ou estavam...
Talvez muitos cristãos nem mesmo conheçam estes textos bíblicos, mas, como eu creio que a revelação profética é progressiva, e que Deus está nos revelando o que estava oculto nestes últimos tempos, começam a ser revelados...
Creio que O Senhor está nos dando mais revelação para compreender dia a da, tudo o que virá, e o meu objetivo é contribuir com os que estudam e tem interesse no tema.
Estes textos são interessantes, pois, muitos deles, têm até mesmo uma óbvia aplicação para a vida diária, mas, se observados em outro contexto, trazem uma revelação clara acerca de eventos dos últimos dias.
Neste primeiro post, quero convidar você para que examinemos o Salmo 46!
“1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. 4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. 6 Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. 7 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. 8 Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra. 9 Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. 10 Aquietai- vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. 11 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”.
Este Salmo já serviu para muitos como meditação de conforto e alívio para as tribulações da vida, e para as sensações de angústias que muitas circunstâncias do dia a dia trazem, e que abalam profundamente a alma de alguém.
Creio que serviu e ainda serve para este propósito na vida de muitos, já que A Palavra do Senhor é eterna, ampla e poderosa em Seus efeitos para nos abençoar... Sempre!
MAS...
SE você reler agora o salmo inteiro, pensando nele como tendo sido endereçado a pessoas vivendo no meio da Grande Tribulação que virá, e se você conhecer os textos acerca do que vai acontecer perceberá que este salmo ganhará um novo entendimento...
Poderá ser entendido como uma revelação do cuidado prometido por Deus com aqueles que estarão vivos naqueles dias terríveis, e que encontrarão refúgio e esperança no Senhor.
Tendo isso em mente, convido para que você releia agora o mesmo texto acima, dando ênfase às frases que eu grafei em negrito!
Sim, fala em tribulações, pois, até agora, este era o propósito. Dar alívio nas tribulações da vida.
Sim, este é um texto que nos revela que O Senhor é socorro NA tribulação!
Nestes dias que vivemos e nos próximos, principalmente, servirá de alívio e esperança aos que estiverem no meio DA Tribulação...
Vamos analisar o texto detalhe a detalhe:
No verso 2 lemos “não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”.
Veja que Davi está falando claramente para “não temermos terremotos marítimos que causem tsunamis e que tanto as ilhas quanto os montes estremeçam pelo mesmo efeito sísmico”.
Se compararmos com outros textos, vamos ter mais ajuda para entender o que digo:
Em Lucas 21:25 lemos as palavras literais de Jesus “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas.”
Em Apocalipse 6:14 lemos “ ... e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar”.
Em Isaías 29:6 também lemos um texto de duplo cumprimento acerca destes dias: “Do SENHOR dos Exércitos vem o castigo com trovões, com terremotos, grande estrondo, tufão de vento, tempestade e chamas devoradoras”.
No verso 6 do Salmo, quando lemos que "a terra se dissolve”, podemos comparar com o texto de Amós 9:5-6, que lança mais luz sobre o texto, e fala ainda mais sobre tsunamis que virão.
“Porque o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, é o que toca a terra, e ela se derrete, e todos os que habitam nela se enlutarão; ela subirá toda como o Nilo e abaixará como o rio do Egito. Deus é o que edifica as suas câmaras no céu e a sua abóbada fundou na terra; é o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome”.
Mais informações sobre tsunamis neste tempo futuro...
SE você puxar pela sua memória, verá que temos falado, lido, ouvido e assistido documentários e mesmo filmes sobre tsunamis nos últimos anos como não acontecia antes...
Sim, o salmo de Davi deixa claro que O Senhor vai assolar a terra, e fará terrível Juízo!
MAS ainda assim, na mão oposta, deixa claro que há escape, que há refúgio, que há vida!
No verso 4 do Salmo, que está sublinhado, há uma revelação, um convite, uma promessa!
Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.
Este rio é o Rio do Senhor! Está revelado em Apocalipse22!
“1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. 3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, 4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. 5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos. 6 Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. 7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”.
Sim, há uma menção a este rio, e este lugar!
Há uma repetição de uma frase inteira, e repetições são importantes na Palavra como uma ênfase, pois significa que Deus está nos chamando a atenção para algo.
Nos versos 7 e 11 encontramos a frase: “O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. Sim, mesmo neste tempo, o pior da história, Ele é o nosso refúgio!
No verso 10, Ele nos faz uma declaração, ou advertência, que é bem conhecida por muitos cristãos, mas poucos realmente sabem o contexto dela: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.
Esta é uma declaração da boca do Senhor, para ser entendida no meio de um momento único e terrível na história da humanidade, momento que, segundo palavras do próprio Senhor Jesus, nunca houve nem nunca jamais haverá outro igual!
E sim, neste momento, neste lugar, O Senhor nos chama a descansar nEle...
Seja por que Ele vai nos retirar pelo arrebatamento ANTES disso, como muitos creem...
Seja por que vamos passar por esta situação ANTES que Ele nos retire daqui, como outros creem...
E o que eu digo aqui, e creio que é a mensagem do Senhor para nós que nEle cremos, é que SE Deus está no controle, pouco importa se antes ou depois...
O que importa é estarmos com Ele, ou melhor, nEle! Em Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.
Sim, talvez você nunca tinha visto o Salmo 46 com este olhar, mas agora já percebeu que este é, sim, um Salmo “apocalíptico”, não é verdade?
Entenda...
A mensagem contida no livro do Apocalipse não é uma mensagem feita para apavorar as pessoas, tornando talvez este livro um livro a ser “excluído” da Bíblia por que apenas nele haveria estas coisas horrorosas...
Não.
Apocalipse revela sim, o tempo do Juízo que virá, mas não apenas neste livro.
O Senhor, desde há muito tempo revela o que virá, “anuncia o fim desde o princípio”, mas SEMPRE nos revela Seu livramento aos que são dEle, aos que nEle creem, aos que nEle confiam. Não há outro livramento para o tempo que virá fora dEle!
Seja livramento por arrebatamento, seja livramento no meio da tribulação...
Há descanso, paz e conforto mesmo no meio do pior momento da história da humanidade.
Meu convite é para que você aprofunde o que crê, segundo A Palavra.
Que perceba que tudo vai se cumprindo, claramente, cada dia mais...
E que esteja pronto para estar sensível naquele Dia.
SE sairemos antes, ou depois, não faz a menor diferença. O Senhor reina!
O que importa é ser conhecido dEle!
Digo isso por que este conteúdo fica cada dia mais importante, pois tudo o que está associado ao cenário bíblico profético vai se formando no horizonte a cada dia...
Você não consegue ver?
Veja os sinais...

SHALOM!

Haroldo Maranhão

2 comentários:

  1. Tenho acomoanhado e compartilhado os posts do seu blog.
    Deus é bom!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus, o importante e que ele nos conforta no meio da tragédia, que ele é a nossa fortaleza o nosso refúgio, eita Deus poderoso!!

    ResponderExcluir