domingo, 20 de julho de 2014

VISÕES DO FIM DO MUNDO...


Muitas pessoas pensam que apenas o livro de Apocalipse trata do Juízo que virá, e dos últimos dias.  Nada mais distante da verdade.
Antes de prosseguir lembro que a palavra grega “apocalipses” significa revelação, e não algo de ruim.
O livro nos foi dado por Deus, portanto, para revelar o que irá acontecer...
E isso é uma grande bênção!
Mas voltando ao post, muitos personagens que nos foram apresentados ao longo do relato da história bíblica, tiveram acesso a algum tipo de revelação ou visão sobre o fim dos tempos ou o mundo espiritual que o antecede.
Aqui cabe parar um pouco para uma reflexão acerca do tempo.
Como poderiam estas pessoas que viveram no nosso passado ter uma visão futura de algo que já tivesse acontecido no tempo em que viveram?
De algo que ainda nem mesmo aconteceu, segundo nossa perspectiva de tempo?
Como viram Jesus que ainda não tinha nascido na humanidade, dentro desta perspectiva de tempo cronológico?
Como poderiam ainda ver os santos voltando com Jesus, santos estes como eu e, creio e espero, você, se nós nem mesmo sonhávamos em nascer?
Qual é a verdade acerca do tempo, das viagens no tempo, do Tempo de Deus, e qual é, afinal, a sua influência sobre nossas vidas?
Bem, este é um tema que me atrai, mas, reconheço, é complexo demais para minha capacidade de discorrer sobre ele.
Entretanto, eu, particularmente, continuo estudando e avaliando este conteúdo, que, entendo, é bíblico.
Por outro lado, temos a mais absoluta certeza de que o que Deus disse que vai acontecer, VAI ACONTECER, até por que quando estudamos estes textos somos informados que, embora em nossa perspectiva AINDA NÃO ACONTECEU, na perspectiva de Deus, JÁ ACONTECEU! 
Compreender o tempo é fascinante!
E os tempos: kairos e kronos...
E percebo que pelo desenvolvimento da ciência, permitido e inspirado por Deus, parte deste mistério vem sendo revelado, ou melhor compreendido, pelos que buscam respostas, à medida, que, por exemplo, a física quântica oferece “saltos” de compreensão sobre o tema da relação tempo x espaço.
E quando assim o fazem, confirmam a Sabedoria de Deus escondida ao longo do tempo, mas revelada nos últimos dias. Sabedoria esta que, muitos teóricos da ciência buscam desesperadamente desqualificar...
E seguir por este caminho é absoluta “perda de tempo”! Uma tolice!
Mas voltando para a Bíblia, que é o fundamento deste Blog, posso dizer que o registro bíblico que faz menção ao primeiro homem que teve umauma revelação sobre o futuro, diz respeito a Enoque, “o sétimo depois de Adão”, como lemos na carta de Judas.
Além de ser o primeiro homem a ter uma revelação sobre o tema, temos acesso ao registro de sua palavra profética sobre o fim.

Judas 1:14 E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; 15 Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.

Fantástico!
Enoque, que viveu pouco antes do dilúvio, teve uma visão da volta do Senhor Jesus com milhares de seus santos!
Milênios antes de um fato que segundo nossa cronologia, ainda não ocorreu!
E Abraão também teve uma revelação equivalente!
A informação sobre isso nos é trazida por Jesus.

João 8: 56 Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. 57 Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? 58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

Este texto é tremendo ao registrar um dos momentos em que Jesus Se apresenta como Deus, ao declarar “Eu Sou”, nome pelo qual O Senhor Deus Se apresentou a Moisés...
Texto conhecido pelos judeus que, por este motivo, tentaram apedrejar Jesus por blasfêmia...
Mas o meu foco aqui é a informação dada por Jesus que Abraão viu Seu Dia!
Que tremendo... antes mesmo de Jesus entrar neste dia se considerarmos o tempo apenas como “kronos”... Ou eventualmente, já teria acontecido, se considerarmos o “tempo continuo”, em que  tudo eventualmente acontece simultaneamente na história, sendo este tempo administrado pela Palavra de Deus, a revelada e a oculta a nós... que viagem, não?
E que diremos de Moisés em sua visão de duplo cumprimento?

Deuteronômio 33:2 Disse, pois: O SENHOR veio do Sinai e lhes alvoreceu de Seir, resplandeceu desde o monte Parã; e veio das miríades de santos; à sua direita, havia para eles o fogo da lei. 3 Na verdade, amas os povos; todos os teus santos estão na tua mão; eles se colocam a teus pés e aprendem das tuas palavras.

E de Davi?

Salmo 68:15 O monte de Deus é como o monte de Basã, um monte elevado como o monte de Basã. 16 Por que saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para sua habitação, e o SENHOR habitará nele eternamente. 17 Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo. 18 Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles. 19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos cumula de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.

E da compreensão de Salomão sobre o juízo?
E dos profetas?
E de Paulo, que foi até mesmo arrebatado?

II Coríntios 12:1 Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. 2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 3 e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.

De Pedro que ensina que até mesmo os elementos se desfarão abrasados?
Não, não há alegria em desejar que aquele Dia venha quanto ao Juízo.

Amós 5:16 Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Senhor: Em todas as ruas haverá pranto, e em todas as estradas dirão: Ai! Ai! E ao lavrador chamarão para choro, e para pranto os que souberem prantear. 17 E em todas as vinhas haverá pranto; porque passarei pelo meio de ti, diz o SENHOR. 18 Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz. 19 É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. 20 Não será, pois, o dia do SENHOR trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?

Não, eles não se alegraram com o triste fim da história da humanidade, nem com o Juízo dos que rejeitam O Evangelho de Jesus O Cristo, pois não há alegria quanto a isso em lugar algum.
Mas eles se alegraram, sim, com a Justiça de Deus se estabelecendo contra toda perversidade, impiedade e zombaria contra O Seu Nome.
Se alegraram, sim, com a glória, o domínio, o poder, a honra sendo dadas a Jesus!
Meu Senhor e Salvador!

Apocalipse 5: 6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. 7  E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. 8  E, havendo tomado o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. 11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, 12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. 13 E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. 14 E os quatro seres viventes diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.

Sim, Jesus O Cristo será coroado de toda glória e honra preparados por Deus!
Sim, Ele reinará para sempre.
Sim, aquele Dia será especial para todos os que fazemos parte com Ele, todos os que lavamos nossos pecados em Seu sangue.
Todos os que reconhecemos que merecíamos o inferno e tormento eternos, mas, pela Sua Graça e misericórdia, pelo Seu Espírito Santo e pela Sua Palavra, O recebemos como Senhor e Salvador...
Temos prazer na Sua presença, na adoração, na comunhão dos santos, na manifestação de Seu Espírito.
Ainda vemos estas coisas “como por um espelho”, mas sim, sabemos que “um só dia de relance desta glória vindoura, vale mais que mil dias em qualquer outro lugar”!
E sim, este Dia se aproxima.
Cada dia mais.
Não podemos marcar datas, claro, mas é inegável que a Palavra de Deus se cumpre dia após dia, de uma maneira impressionante e indiscutível.
Sim, é como que a nós também fosse franqueado um momento profético de acesso ao mundo vindouro, e, como nossos irmãos que viveram milhares de anos antes, também podemos ver O Seu Dia, e sim, podemos nos alegrar...
Suspirar diante da Glória vindoura tão próxima, quando deixaremos este corpo mortal e corruptível, para sermos revestidos da Sua vida, e de Sua semente incorruptível.
Não há como não se alegrar com a perspectiva do que virá.
Não há como comparar qualquer glória ou prazer deste mundo, transitório e passageiro, com o que nos é prometido e revelado pela Sua Palavra...
Impossível considerar qualquer coisa deste mundo como algo comparável a este futuro tão próximo.
Eu não entendo porque existem pessoas que dizem conhecer Jesus nos dias de hoje, que não querem nem ouvir falar da volta de Jesus. E nem do fim de todas as coisas como conhecemos, para que venha Seu Reino. Que não terá fim.
Se você é um destes, quero ser usado hoje como um “profeta dos últimos dias” para chama-lo a uma reflexão sobre sua experiência com Jesus.
Você REALMENTE nasceu de novo?
Ou você APENAS se tornou “evangélico”?
Ser evangélico não leva ninguém ao Pai.
Ser de Cristo, sim.
Ser evangélico não oferece revelação...
Ser de Cristo, dá acesso ao Espírito Santo de Deus, cujo ministério nos revela o pecado, a justiça e o juízo, ou seja, além de nos conduzir à salvação também nos dá acesso à revelação do que virá...
Apenas pelo Espírito Santo temos revelação do que virá...
Eu amo a Sua vinda.
E você? Veja os sinais...
SHALOM!

Deus abençoe,

Haroldo Maranhão

Aproveitando, enquanto aguardamos a vinda do Senhor, temos que trabalhar... e muito!
Compartilho aqui o link para o Ministério que estamos plantando aqui em São Paulo, mais precisamente em Alphaville. Temos meditações para sua inspiração, e estudos bíblicos para sua vida diária, com o objetivo que O Espírito Santo traga você para estar mais perto dEle, para que esteja preparado naquele Dia...
Se tiver mais algum tempinho, clique aqui, e receba algo para sua vida.
Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário