quinta-feira, 14 de março de 2013

TRÊS PAPAS, E UMA COINCIDÊNCIA...


Fiquei sabendo pela minha irmã da existência desta foto.
Espantosa foto!
Coincidente foto...
Vamos pensar um pouco...
Deixe-me fazer um exercício de lógica...
Qual a probabilidade de termos João Paulo II, Bento XVI e Francisco I reunidos em uma única foto?
Tantos anos atrás?
Um atual e dois futuros papas?
Algum estatístico se habilita a nos auxiliar no cálculo?
De minha parte, acho simplesmente impossível que uma foto assim possa existir...
A não ser que o fato de os três estarem juntos, há tantos e tantos anos atrás, não seja coincidência...
Ou seria?
Bem, mais uma coincidência para a série...
Coincidências demais, não acham?

SHALOM!

Haroldo Maranhão

4 comentários:

  1. simples.... é o encontro de 1 papa e 2 cardeais que seriam futuros papas.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que encontrei, não é o então cardeal Bergoglio, é um tal cardeal Edouard Gagnon, já falecido:

    http://www.aciprensa.com/noticias/foto-viral-en-redes-sociales-no-muestra-a-los-tres-ultimos-papas-44986/#.UUTmQxeG0rV


    Neste post de 2011, identifica como sendo o tal cardeal Gagnon:
    http://eccechristianus.wordpress.com/2011/09/03/cuando-la-historia-nos-alcanza/

    Aqui outra foto de Gagnon:
    http://www.cccb.ca/site/images/stories/bishops/gagnon_e.jpg

    ResponderExcluir
  3. Visto que o desconhecido acima já resolveu que não são os três papas, me restou solucionar o desafio matemático-estatístico, mas vou me reter ao matemático: se, na época o número de cardeais eleitores era de 120 mais o atual papa, temos uma combinação de 120 tomados 2 a 2 (pq a posição do papa já está garantida) para obtermos a foto... calculando esta combinação simples se encontra 7140... que é o número de eventos possíveis. A probabilidade é o número de eventos favoráveis (1) dividida pelo número de eventos possíveis (7140)... daí a probabilidade de se obter uma foto como esta é de aproximadamente 0,000131.

    Então, a chance é pequena se você escolher aleatoriamente os 2 cardeais para acompanhar o papa em uma foto, mas se considerar os motivos para uma reunião, etc... esta chance aumenta e muito!

    ResponderExcluir