segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TESOURO NA TERRA, TESOURO NO CÉU...


Bem meus queridos...
Entre outras coisas que devemos considerar com respeito aos últimos dias, é que além de Jesus prometer que vai voltar, Ele promete trazer recompensas para os que são Seus.
E nós somos chamados a nos estimularmos ao amor e às boas obras à medida em que vemos que se vai aproximando “aquele dia”...
Como estou vendo isso claramente, quero compartilhar com vocês o esboço do que ministrei no domingo dia 18 a noite na igreja.
O esboço que publico aqui, tem mais conteúdo do que preguei...
Como disse aos meus irmãos que estavam na igreja.
Mas creio, é muito estimulante para considerarmos o que estamos fazendo e o que devemos fazer...
Se Jesus nos diz para sermos produtivos e nos encoraja a armazenar tesouros nos céus, na eternidade, estou certo de que devemos obedecer...
Veja alguns textos comigo:

Hebreus 10:24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Aqui abaixo, veja que Jesus ensina em três lugares diferentes que devemos ajuntar tesouros nos céus:

Mateus 6:19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Lucas 12:16 Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; 17 e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. 18 Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; 19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Marcos 10:21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

Assim, podemos entender que galardão, coroa, tesouro ou recompensa...
Tudo isso está ligado ao último dia.
Aquele dia.

O GALARDÃO É UMA PROMESSA PARA A SUA VINDA:
Isaías 49:4 Mas eu disse: Debalde tenho trabalhado, em vão gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.
Isaías 62:11 Eis que o Senhor proclamou até as extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua recompensa diante dele.

O GALARDÃO É UMA RECOMPENSA FUTURA SEGUNDO AS OBRAS
Apocalipse 22:12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

VEJA AQUI ALGUNS EXEMPLOS DE OBRAS QUE RECEBEM GALARDÃO:

COROA DE GLÓRIA PARA TODOS OS QUE PASTOREIAM
Filipenses 4:1 Portanto, meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim firmes no Senhor, amados.
I Tessalonicenses 2:19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós?
I Pedro 5:4 E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.

COROA DA VIDA PARA OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÕES E PROVAÇÕES
Mateus 5: 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
Apocalipse 2:10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

COROA DA JUSTIÇA PARA OS QUE AMAM A SUA VINDA
II Timóteo 4:1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. 6 Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.  8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

ABAIXO, 12 OUTRAS ATIVIDADES QUE, AOS OLHOS DO SENHOR, MERECEM RECOMPENSAS...
 
1.       RECOMPENSA PELA PREGAÇÃO E PELA COLHEITA
João 4:36 Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem. 

2.       RECOMPENSA PARA QUEM TRABALHA ESPONTANEAMENTE
I Coríntios 9:17 Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia. 

3.       RECOMPENSA PARA QUEM TRABALHA VIGIANDO
II João 1:8 Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa. 

4.       RECOMPENSA PARA QUEM FAZ TODAS AS COISAS PARA O SENHOR
Colossenses 3:23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24 sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. 

5.       RECOMPENSA POR FAZER BOAS OBRAS DIANTE DE DEUS
Mateus 6:1 Guardai-vos de fazer a vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus. 

6.       RECOMPENSA POR DAR ESMOLAS EM SECRETO
Mateus 6:2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 

7.       RECOMPENSA POR ORAR EM SECRETO
Mateus 6:5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 

8.       RECOMPENSA POR JEJUAR EM SECRETO
Mateus 6:16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 

9.       RECOMPENSA POR RECEBER UM PROFETA OU UM JUSTO DO SENHOR
Mateus 10:41 Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. 

10.   RECOMPENSA POR CUIDAR DOS DISCÍPULOS
Mateus 10:42 E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa. 

11.   RECOMPENSA POR DEIXAR ALGO PELO SENHOR
Mateus 19:27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. 30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros. 

12.   RECOMPENSA POR AMAR, FAZER O BEM SEM DESANIMAR
Lucas 6:35 Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.

A RECOMPENSA PARA OS QUE SERVEM E TEMEM AO SEU NOME SERÁ DADA NO FIM
Apocalipse 11:18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

A RECOMPENSA SERÁ POR CONFIAR EM DEUS COM PERSEVERANÇA ATÉ O FIM
Hebreus 10:35 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.  

A PRESTAÇÃO DE CONTAS SERÁ CONFORME O QUE FIZERMOS COM O QUE RECEBEMOS
Mateus 25:14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: 15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. 16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; 17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; 18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; 25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. 29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. 30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.

AS SEIS QUALIDADES DAS OBRAS
I Coríntios 3:9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.

TUDO ISSO ACONTECERÁ NO TRIBUNAL DE CRISTO – QUE É EXCLUSIVO PARA CRENTES
II Coríntios 5:10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

A COROA É INCORRUPTÍVEL E É CONQUISTADA POR ESFORÇO
I Coríntios 9:24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. 26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.

A COROA PRECISA SER CONSERVADA
Apocalipse 3:10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. 11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

A COROA SERÁ DEPOSITADA AOS PÉS DE JESUS CRISTO
Apocalipse 4:10 Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: 11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.

O JULGAMENTO TERRÍVEL, É NO TRONO BRANCO – PARA OS QUE TEM APENAS OBRAS PRÓPRIAS
Apocalipse 20:11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

Bem meu amigo deste Blog...
A pior coisa que pode acontecer com alguém é chegar neste dia, diante do Senhor e ter apenas obras para apresentar...
Digo apenas por que ninguém tem boas obras suficientes para atender ao nível de exigência de Deus...
Nenhuma obra é suficiente para tal...
Ninguém consegue “pagar seus pecados” pelas dificuldades da vida...
Apenas quem está em Jesus pode chegar naquele dia, e ser julgado apenas para recompensas e não para salvação.
Veja o ensino do Apóstolo João:

I João Quem tem o Filho (Jesus) tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

João 3:16  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

A base do julgamento, é o que fazemos em relação à obra de Jesus.
Não é uma questão de "religião", mas sim, de obediência ao que Deus diz.
Quem aceita a Sua solução, é aceito por Ele.
Quem rejeita a Sua solução, é rejeitado por Ele.
Muitas pessoas não tem a menor afinidade com o que Deus diz, com o que Deus pensa, com a companhia de Deus...
Deus jamais poderia obrigar estas pessoas a passarem a eternidade com Ele.
Assim, Ele respeita este desejo, e permite que estas pessoas passem a eternidade longe dEle...
Embora não seja uma opção inteligente...
Na verdade, é terrível... Q
uanto a nós que buscamos armazenar nos céus...
Podemos ter certeza que o Senhor cuida do que é nosso...

A SEGURANÇA EM JESUS. ELE CUIDA DE NOSSO DEPÓSITO ATÉ ESTE ENCONTRO.
II Timóteo 1:12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Bem queridos, este é o conteúdo mais importante acerca dos últimos dias.
Tão logo o vídeo esteja no canal do YouTube da igreja, vou publicar aqui, como tenho feito ultimamente...
Esta palavra sobre a prática das boas obras que recebem galardão é muito importante para os últimos dias.
Se Deus falou tantas vezes nos exortando a prestar atenção nisso, devemos prestar.
Encontrar com Jesus é o que realmente importa.
Receber algum reconhecimento dEle, é algo além do que podemos imaginar...
Estar com Ele para sempre é algo que ninguém deveria perder...
É o que mais precisamos nesta vida...
Que você possa ter certeza de que estará com Jesus para sempre.
Que você possa ter certeza de que pode encontrar com o Senhor sem medo.
Que você possa reconhecer que apenas em Jesus, O Cristo há salvação.
Deus o abençoe...

SHALOM!

Haroldo Maranhão

Aproveitando...
Para saber mais sobre a diferença entre quem serve a Deus e quem não O serve, eu convido você a passar no meu outro Blog, o Vinho Novo.
O conteúdo ali é de reflexões bíblicas para o dia a dia.
A Fúlvia, minha esposa, publicou um texto tremendo sobre sua experiência com Deus ao realizar um contato por telefone com uma irmã nossa que está lutando contra uma terrível enfermidade...
Leia o texto para saber como é grande esta diferença...

Nenhum comentário:

Postar um comentário