segunda-feira, 14 de novembro de 2011

AUTORIDADE ESPIRITUAL - "Hay gobierno, soy contra"


Nós fomos criados para ter uma única autoridade sobre nós.
O próprio Deus.
A humanidade caiu na rebelião e na desobediência pela sedução oferecida por lúcifer.
Esta decisão de Adão mudou o rumo da história, embora tanto você quanto eu estejamos sujeitos a desobedecer a Deus, diante das mesmas oportunidades de obedecer ou não.
Mas Deus, por Sua misericórdia, por Seu amor com que nos amou, decidiu reorganizar o sistema de autoridade.
Providenciou a maravilhosa salvação através do Seu Filho Jesus...
E, além disso, entre tantos outros ensinamentos preciosos para que possamos viver bem em meio a um sistema corrompido, estabeleceu princípios de autoridade.
Mas, embora Ele tenha feito isso em Sua Palavra, para o nosso bem e para nos abençoar, muitos de nós decidimos, consciente ou inconscientemente, viver em rebelião.
Pais contra filhos.
Esposas contra maridos.
Empregados contra empregadores.
Cidadãos contra o governo.
Cristãos contra pastores...!!!
E isso não deveria acontecer, em especial, na vida dos que dizem confessar a Jesus como O Senhor, e dizem obedecer a Palavra de Deus...
De onde vem este sistema de rebelião?
Leia comigo:

II João1:5 E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. 6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis. 7 Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo. 8 Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa. 9 Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda participa de suas más obras. 12 Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo. 13 Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita.

Veja bem...
Qualquer decisão que vá além ao ensino de Cristo, é de alguém que não permanece nele, e que não tem a Deus!
Veja a forma como Deus se refere aos que buscam outra cobertura espiritual, ou autoridade, fora da que é do Seu Espírito:

Isaías 30:1 Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim; que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado; :2 que descem ao Egito, sem me consultar; para se fortificarem com a força de Faraó, e para se refugiarem na sombra do Egito! 3 Mas a proteção de Faraó se vos tornará em vergonha, e a sombra do Egito em confusão.

Veja por outro lado, o comportamento do povo de Deus quando seu líder não disse o que eles gostariam de ouvir...

Números 14:1 Então toda a congregação levantou a voz e gritou; e o povo chorou naquela noite. 2 E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão; e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito, ou tivéssemos morrido neste deserto! 3 Por que nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossos pequeninos serão por presa. Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? 4 E diziam uns aos outros: Constituamos um por chefe o voltemos para o Egito. 5 Então Moisés e Arão caíram com os rostos por terra perante toda a assembléia da congregação dos filhos de Israel. 6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; 7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. 8 Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel. 9 Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais. 10 Mas toda a congregação disse que fossem apedrejados. Nisso a glória do Senhor apareceu na tenda da revelação a todos os filhos de Israel. 11 Disse então o Senhor a Moisés: Até quando me desprezará este povo e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele?

Não é assim que muitos cristãos agem nos dias de hoje quando o seu pastor não fala o que desejam ouvir?
Vou procurar outro pastor...
E veja que a palavra dada por Moisés era de que iriam conquistar algo muito maior do que jamais sonharam...
Mas eles preferiam voltar para a escravidão a crescer.
Veja o resultado desta decisão anos mais tarde, e seus efeitos sobre os seus descendentes:

Neemias 9:16 Eles, porém, os nossos pais, se houveram soberbamente e endureceram a cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos, 17 recusando ouvir-te e não se lembrando das tuas maravilhas, que fizeste no meio deles; antes endureceram a cerviz e, na sua rebeldia, levantaram um chefe, a fim de voltarem para sua servidão. Tu, porém, és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência, e não os abandonaste.

Bem, meu querido, minha querida.
Deus tem um propósito pelo sistema de autoridade.
É um sistema abençoador, e não para prejudicar sua vida.
Veja abaixo alguns princípios que posso destacar da Palavra de Deus sobre as bênçãos que vem através do sistema de autoridade criado por Deus:

Para perpetuar bênção
Hebreus 7:7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. 8 E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.

Exemplo ao rebanho
I Pedro 5:1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. 4 E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória. 5 Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Hebreus 13:7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.

Para gerar ordem
Tito 1:5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei;

Para haver admoestação aos insubordinados
I Tessalonicenses 5:12 Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; 13 e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós. 14 Exortamo-vos também, irmãos,a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

Para gerar sujeição
I Coríntios 16:15 Agora vos rogo, irmãos - pois sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaía, e que se tem dedicado ao ministério dos santos - 16 que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha.

Para exercer autoridade sobre demônios
Lucas 10:17 Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem. 18 Respondeu-lhes ele: Eu vi a Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. 20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

Para haver acesso ao galardão para quem exerce liderança
I Pedro 5:1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. 4 E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória. 5 Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Meu querido, minha querida.
Estamos vivendo um tempo de rebelião como nunca.
É uma marca dos últimos dias...
Mais uma.
Que você seja alguém sujeito a autoridade para exercer autoridade.
Que você aprenda a se sujeitar às autoridades que Deus estabeleceu sobre sua vida.
Que Deus abençoe ricamente a você, às autoridades que pôs sobre a sua cabeça, para que, quando você aprender a se sujeitar, as pessoas que estão sob sua influência também se sujeitem a você como ao Senhor.

Leia a Bíblia! (... mesmo quando ela fala algo que você não quer ouvir...).

SHALOM!

Haroldo Maranhão

PS . Aproveito para chamar sua atenção para o retorno dos meus áudios na barra vertical direita.
Tive problemas com o site onde hospedava meus áudios com meu estudo sobre Apocalipse e outras palavras de inspiração.
A partir de agora, tudo normalizado, e, como sempre, você pode fazer downloads grátis de minhas ministrações direto do site.
Dê uma passadinha por lá...
Deus abençoe!
Além disso, dê uma passadinha no meu outro BLOG, o Vinho Novo, que já tem uma meditação nova, hoje, para sua vida diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário