segunda-feira, 4 de abril de 2011

A PARÁBOLA DA FIGUEIRA - UM NOVO PONTO DE VISTA?

Nosso Senhor Jesus, no Sermão Profético, registrado em Mateus 24 e 25, apresentou diversas informações para todos que dão importância ao Seu ensino sobre Sua volta e os últimos dias.
Todos os fatos que Ele apresenta em Seu sermão, têm um ponto de partida.
Um fato público, conhecido por todos, e desencadeador do “tic-tac’ do relógio profético.
O retorno de Israel, para a terra que o Senhor Deus lhe deu, milhares de anos atrás.
A Figueira que floresceu!
E Jesus nos diz que esta geração, a que presenciasse este fato, não passará até que se cumpram todas estas coisas.
Quais coisas?
Todas relativas ao tempo de juízo que virá, precedendo a volta de Jesus, descritas em Mateus capítulo 24.
Pelo relato de Jesus acerca dos eventos dos últimos dias, muitos observadores como eu, perceberam que estamos vivendo os últimos dias, e que devemos estar nos preparando, cada dia mais, para encontrar com Jesus.
Além disso, das coisas que estão acontecendo em todos os lugares, encontramos ainda possibilidades de fazermos cálculos aproximados para esta data, todos baseados na compreensão da parábola da Figueira:

Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. 36 Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.
Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor;
Mateus 24:32-36,42

Nesta matéria, nós temos uma data específica e clara acerca do cumprimento da parábola da figueira.
Esta data é a que inicia todo um período de tempo que devemos considerar, e está também baseada em duas profecias dadas por Deus a Isaías, mais de 700 anos antes de Jesus:

Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas logo que Sião esteve de parto, deu à luz seus filhos.

Isaías 66:8
Cumprido em 1948

Dias virão em que Jacó lançará raízes; Israel florescerá e brotará; e eles encherão de fruto a face do mundo.

Isaías 27:6
Cumprido em 1967

Vemos aqui, que Jesus estava fazendo referência a estes dois textos de Isaías.
E foi algo tremendo o que aconteceu ao longo da história que você e eu podemos comprovar.
Israel ficou fora de sua terra, inexistindo como nação estabelecida, até que em 1947 algo aconteceu.
A recém-criada Organização das Nações Unidas recomendou a aplicação do Plano de partição da Palestina, aprovado pela Assembléia Geral das Nações Unidas através da Resolução 181, de 29 de novembro de 1947, propondo a divisão do país em dois Estados, um árabe e um judeu.
Sua independência somente foi declarada em 14 de maio de 1948.
Lançou raízes em um só dia.
Cumprindo-se assim, a profecia de Isaías.
No dia da sua independência.
E Jerusalém foi retomada em 1967, quando de sua vitória na guerra dos 6 dias, reconquistou além da Cisjordânia, a Faixa de Gaza, a Península do Sinai e as Colinas de Golã.
Floresceu, brotou, encheu de frutos.
A partir destes eventos, muitos começamos a fazer cálculos.
Foram estabelecidas duas datas para calcular uma geração... a geração que vai estar aqui ATÉ que TODAS as ESSAS coisas se cumpram, ou seja, o fim da grande tribulação.
Antes, portanto do início do Reino Milenar.
A grande questão sempre foi quantos anos dura uma geração.
Alguns calculam com 40, outros com 48 anos, alguns com 50.
Outros com 70 anos.
Outros com 80 anos.
E a idéia sempre foi entender quantos anos devemos somar a uma destas duas datas, 1948 ou 1967, para chegar a uma data definitiva.
Específica.
Assim, meu objetivo aqui, é propor outro tipo de raciocínio, sem discordar dos que fazem cálculos, por que, também baseado nos ensinos de Jesus, eu sou um dos que tenta entender as épocas.
E fazer cálculos!
Como calcular a geração que passa?
Quantos anos têm uma geração bíblica?
Qual data deve ser usada para chegarmos perto do dia e hora?
Bom, eu quero propor algo muito diferente, mas, para isso, preciso que você acompanhe alguns textos bíblicos para fundamentar meu entendimento.
Para mim, para se contar uma geração, deveríamos apenas usar pessoas acima de 20 anos.
Veja comigo:

De certo os homens que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque, e a Jacó! Porquanto não perseveraram em seguir-me; Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto quarenta anos, até que se consumiu toda aquela geração que fizera mal aos olhos do Senhor.

Números 32:11-13

Neste texto vimos Deus, claramente, trazendo juízo apenas sobre as pessoas maiores de 20 anos, para considerá-las culpadas por terem decidido não seguir as palavras de Deus. Ele considerou que apenas as pessoas maiores de 20 anos estavam aptas a discernir o que estavam vendo. Entender um ato específico e profético de Deus.
E, se você for procurar na Bíblia, verá que este é um padrão que se repete.
Poderiam se alistar para ofertar pela expiação, apenas os maiores de 20 anos.

Disse mais o Senhor a Moisés: Quando fizeres o alistamento dos filhos de Israel para sua enumeração, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os alistares; para que não haja entre eles praga alguma por ocasião do alistamento. Dará cada um, ao ser alistado, meio siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte jeiras); meio siclo é a oferta ao Senhor. Todo aquele que for alistado, de vinte anos para cima, dará a oferta do Senhor.

Êxodo 30:11-14

Deus também estabeleceu faixas etárias para avaliar pessoas, para fim de serem feitos votos de remissão ao Senhor.
Ele faz claramente um corte de 20 a 60 anos (como vimos em números 32:11 acima) como a idade de, digamos, certa diferença quanto responsabilidade e/ou produtividade.

Se for de cinco anos até vinte, a tua avaliação do homem será de vinte siclos, e da mulher dez siclos. Se for de um homem, desde a idade de vinte até sessenta anos, a tua avaliação será de cinqüenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário. Se for de sessenta anos para cima, a tua avaliação do homem será de quinze siclos, e da mulher dez siclos.

Levíticos 27:5,3,7

Os que podiam sair à guerra eram apenas os maiores de 20 anos:


Então tomaram Moisés e Arão a esses homens que são designados por nome; e, tendo ajuntado toda a congregação no primeiro dia do segundo mês, declararam a linhagem deles segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais, conforme o número dos nomes dos de vinte anos para cima, cabeça por cabeça; como o Senhor ordenara a Moisés, assim este os contou no deserto de Sinai.

Números 1:17-19

Assim todos os que foram contados dos filhos de Israel, segundo as casas de seus pais, de vinte anos para cima, todos os de Israel que podiam sair à guerra.

Números 1:45

Veja a seguir, novamente, que, para fim de juízo, o Senhor considerou apenas as pessoas que tinham 20 anos no momento em que viram as maravilhas do Senhor em livrar o povo, viram a Terra Prometida, ouviram os relatos, e decidiram não crer.
O Senhor não considerou os menores de 20 anos!

Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor, certamente conforme o que vos ouvi falar, assim vos hei de fazer: neste deserto cairão os vossos cadáveres; nenhum de todos vós que fostes contados, segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, que contra mim murmurastes, certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas aos vossos pequeninos, dos quais dissestes que seriam por presa, a estes introduzirei na terra, e eles conhecerão a terra que vós rejeitastes.

Números 14:28

Minha compreensão é que as pessoas que viram Israel voltar a ser uma nação em um só dia, acompanharam o início de um tempo profético sem precedentes na história da humanidade, tanto quanto foi aquele momento na vida de Israel. Viram um marcador marcando um tempo para o juízo. Esta geração não vai passar sem que todas estas coisas se cumpram.
E, se minha compreensão estiver correta, o que precisamos fazer, é calcular a idade atual das pessoas que tinham 20 anos naquele dia, para que possamos ter um marcador de tempo absolutamente bíblico.
Jesus não nos disse que deveríamos somar o número de anos de uma geração a aquela data, mas, sim, disse que não passará esta geração.

O que eu entendo é que os que tinham 20 anos em 1948, hoje, no momento em que escrevo este texto, têm 83 anos!

Leia este texto comigo:

Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos conturbados. Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, à luz do teu rosto os nossos pecados ocultos. Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um suspiro. A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos. Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Salmos 90:7-12

Percebemos aqui que estes já passaram do limite máximo bíblico para uma vida, ou seja, passaram a barreira dos 70 anos. Alguns, por sua robustez, também venceram a barreira dos 80 anos, mas, talvez, já vivem uma vida de canseira e enfado.
Enfatizo contexto desta avaliação da idade de uma geração, é estar debaixo de um tempo de juízo do Senhor... Diz respeito a uma geração que está sendo consumida pela ira e furor de Deus. Que tem posta diante de si as suas iniqüidades.
Algo em comum como tempo que estamos considerando, à luz das palavras de Jesus, e cada dia mais, conforme o tempo passa?
Assim, o que eu quero propor é o entendimento de que, até que aconteçam todas estas coisas que Jesus falou, dentre aqueles que viram Israel voltar a existir como nação, precisamos que alguns ainda estejam vivos até o fim.
NÃO PODE PASSAR ESTA GERAÇÃO. NÃO PODEM MORRER TODOS!
Quantos anos mais estas pessoas poderão viver?
Até os 90?
Ou mais um pouco?
Eles não podem passar até que tudo se complete, ou seja, estarão vivos durante a Grande Tribulação. Durante o derramamento da Ira.
Mas lembre... estas pessoas estarão vivas até o fim, mas, em tese, 7 anos antes desta data, a Noiva será retirada. E ainda, 3,5 anos antes, o restante da Igreja será retirada.
Este destaque é importante, por que afeta diretamente a você e a mim, que pretendemos estar fora daqui, até o fim...
Ainda é importante lembrar que, convenhamos, conforme estes dias forem apertando, será cada dia muito mais difícil pessoas na casa dos 80/90 anos suportarem tudo o que virá.
Para mim, fica claro que se aplicarmos este princípio do texto para a data de 1948, esta minha forma de compreensão reforça o fato de que estamos vivendo os últimos dias.
Quanto a aqueles que usam a data de 1967, eu vou discordar um pouco.
Se lermos o que aconteceu nos dias de Salomão, que edificou o primeiro templo vamos ter uma compreensão mais profética do ciclo de tempo:

Ao fim de vinte anos, nos quais Salomão tinha edificado a casa do Senhor e a sua própria casa.

II Crônicas 8:1

Foi exatamente o que aconteceu
Profeticamente, 20 anos foram suficientes para Israel edificar sua casa, se considerarmos o início do movimento pela ONU em 1947, e a casa do Senhor, ou seja, restabelecer sua terra ou casa, e em seguida retomar o Monte do Templo em Jerusalém.
Mas ainda assim, para os entendem que só podemos considerar a data de 1967, pelo fato da conquista de Jerusalém, que concordo, é muito importante, proponho aplicar o princípio dos 20 anos, embora o resultado seja um pouco diferente.
Se considerarmos as pessoas que tinham 20 anos veremos que hoje elas têm 64 anos.
Se considerarmos para estes o limite bíblico de 70 anos, terão esta idade exatamente no ano de 2017.
Este seria o limite bíblico máximo para uma vida em tempo de juízo!
Consideraríamos a possibilidade de viverem até 80 durante a tribulação?
Podemos pensar, pelo meu raciocínio anterior que estas pessoas, nesta faixa etária teriam muita dificuldade de permanecerem vivas até o fim dos dias do derramamento da Ira.
Além disso, concordo que este de 2017 é um ano que tem sido considerado por muitos como aquele do limite do prazo possível para a conclusão destes tempos, pela contagem dos anos dos Jubileus, com o que também concordo...
Além disso, existem outros fatores que apontam para o ano de 2017 como importante a ser observado.
Concluindo, minha compreensão com relação ao Sermão de Jesus, é o de que, com relação ao ano de 1948, o tempo se esvai.
A geração está passando. Estão morrendo dia a dia.
E você e eu podemos ver, na imprensa, na internet, e para muitos, ao vivo, que as palavras de Jesus estão cada dia mais se cumprindo em nossos dias.
Meu desejo é que fazendo as contas com clareza, como lemos no Salmo 90, possamos alcançar corações sábios.
Isso é muito importante para estes dias, por que, conforme o profeta Daniel, recebeu de Deus,

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.”

Daniel 12:3

Deus abençoe.
Conheça Jesus.
Leia a Bíblia.
SHALOM!
 
Haroldo Maranhão

8 comentários:

  1. os sinais que prefiguram a chegada de cristo já está ai, terremotos, pestilencias, doenças, bichos nocivos a saude, tipo o mosquito da dengue, paises em guerra, tudo isso .......

    ResponderExcluir
  2. terremotos, doenças, vulco~es, tudo isso prefiguram a vinda de cristo, ,,,,,uma naçao contra nação, mudança de sexo, tudo isso

    ResponderExcluir
  3. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19
    E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; Atos 13:32
    Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. Romanos 9:6-8
    Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
    E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
    No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2:11-22
    Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. 2 coríntios 1:20
    Ouçam a palavra do Senhor, vocês que tremem diante da sua palavra: "Seus irmãos que os odeiam e os excluem por causa do meu nome, disseram: ‘Que o Senhor seja glorioso, para que vejamos a alegria de vocês! ’ Mas eles é que passarão vergonha.
    Isaías 66:5
    Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. Gálatas 4:17
    Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
    Gálatas 4:25,26
    Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2 Pedro 3:13

    ResponderExcluir
  4. Sinto desapontá-lo, mas a Igreja não sairá antes do inicio da Grande Tribulação! Não sei em que textos vc se baseia para tal citação, mas posso lhe apresentar 2 versículos para vc fazer sua exegese;

    1Co 15.51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
    52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a ÚLTIMA TROMBETA; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.


    Ap 9 1 E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

    2 E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.

    3 E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.

    4 E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos HOMENS QUE NÃO TEM EM SUAS TESTAS O SELO DE DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Daniel, em nada me desaponta.
      Sim, uma das alternativas que alguns creem é que a última trombeta é a sétima.
      Outra, é que pelo fato de Jesus ter cumprido as quatro primeiras festas em suas datas precisas, a próxima a ser cumprida é a de trombetas...
      Festa que acontece "no dia em que ninguém sabe qual", que tem figura associada ao casamento, que tem 100 toques de trombetas, e tem os seus últimos toques sequenciados de uma maneira específica.
      Se Jesus estivesse falando destas trombetas, os que esperam a sétima teriam uma surpresa.
      Assim, acho importante não dogmatizar nem desconsiderar as posições teológicas dos irmãos, mas sim, aprender com as posições diferentes, avaliar, e vigiar até aquele Dia! Deus abençoe.
      Grato pelo comentário.
      Abraço,
      Haroldo Maranhão

      Excluir
  5. Amei sabia colocação irmão Haroldo Maranhão aguardemos a vinda como se fosse agora estando preparados para ir com Ele YHWH mas prossigamos com nossos afazeres não deixando a pratica da palavra ...

    ResponderExcluir
  6. Olá irmão! Estamos em abril de 2017, com rumores de uma guerra entre EUA e Korea do Norte. Vamos ver o que se segue até o final do ano....

    ResponderExcluir
  7. agradeço a DEUS por tudo porque O EU SOU Me libertou do mundo mas nao posso é esquecer de levar a minha cama ,o que meu DEUS fizer pra mim esta bom,meus amados DEUS É BOM.por DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigenito,para que todo aquele que nele cre não pereça mas tenha a VIDA ETERNA. joão 3:16

    ResponderExcluir