terça-feira, 11 de janeiro de 2011

TORNADOS NO BRASIL


Quando vi o primeiro filme agora há pouco no UOL, fiquei surpreso.
Fui pesquisar no YouTube
Achei mais estes videos que postei abaixo.
Se você procurar, existem vários outros.
O que deveria ser assunto do que acontece nos Estados Unidos, está acontecendo aqui.
Em alguns dos vídeos você ouve o áudio em off falado em português
É aqui no Brasil!
E nos últimos anos não foram poucos.
Além disso, vejo pouco destaque na nossa mídia quanto a esta mudança.
Pelo menos videos como estes são raros em nossos noticiários.
Aliás, comecei a prestar atenção, e percebo que, em alguns noticiários, a apresentadora dos boletins meteorológicos, diz, rapidamente, algumas vezes, que há "riscos de formação de tornados" ou de "ciclones extra tropicais".
E fala como se fosse algo comum no Brasil há 200 anos.
Só falta começar a dizer para a população se dirigir para os abrigos subterrâneos semelhantes aos que existem em estados americanos.
Como se os tivéssemos.
Como se fosse algo normal em nossa história e cultura.
Da mesma maneira que alguém diria ..." vai chover forte"... "vai fazer sol"..."vai ter tornado"...
Desde quando isso é normal aqui no Brasil?
Bom, talvez seja, e eu não sabia... ainda.
Graças a Deus têm causado, apenas, danos materiais...
E, também, causado medo para quem se encontra com um destes cara a cara...
Apenas isso...
Mas o meu ponto de hoje é... nosso clima está mudando.
Aliás, já mudou.
Só não concorda quem quer fazer de conta que está tudo normal...
NORMALCY BIAS!
Veja estes vídeos:

Tornados no Brasil

Tornado em Tubarão, Santa Catarina

Tornado de fogo em Araçatuva, São Paulo

Isaías 29:6 Da parte do Senhor dos exércitos será ela visitada com trovões, e com terremotos, e grande ruído, com tufão, e tempestade, e labareda de fogo consumidor.
Quanto a mim, continuo observando.
E convido você a observar também.
Todos os dias.
Lendo a Bíblia.
Vendo os sinais.

SHALOM!

Haroldo Maranhão

2 comentários:

  1. Nossa.. eu penso nisso todos os dias. des do dia que houve um tornado em Nova Iguaçu e que teve visibilidade daqui do meu bairro, inhoaiba Zona Oeste do Rio de Janeiro. Penso e me preocupo com o dia que um tesses tornados invadirem nosso Rio, nossos bairros... e acontecer uma catastrófer.
    Quando ocorreu um tornado em Nova Iguaçu, eu estava na casa da minha vó e estava tentando me conectar na internet, mas não consegui estava impossivel de conectar.. derrepende o tempo mudou, trovejava muito e na área do Mendanha fico tudo escuro.. derrepende começou aquela chuva forte, daí meu primo chego desesperado da academia, gritando perguntando se agente não viu o tornado.. nossa eu entrei em panico e pensei caraca agora é o fim, tornado aqui no Rio? no outro dia fui pro youtube procurar, e achei o video do tornado na região de NV., houve umas 3 noticias no jornal e só, como se isso não fosse importante, como se isso nunca mais fosse acontecer! perguntei pro meu prof. de Geografia a respeito do Vulcão do Mendanha, ele disse que está morto.. mas se uma vez ocorreu de um vulcão morto ressuscitar perguntei a ele se esse poderia também ressuscitar, ele não soube me responder e disse que a unica coisa há fazer é orar!

    ResponderExcluir
  2. Esses fenômenos climáticos, sempre ocorreram no Brasil, apenas existiam poucos registros de fotos e filmagens, se você pesquisar em jornais antigos, dos anos 50, 60 e até mais antigos, verá que isso sempre aconteceu, o Brasil só perde para os Estado Unidos na formação de tornados além de ser o país que mais sofre a centenas de anos com raios, pois o Brasil possui condições altamente favoráveis a formações de tempestades severas.

    ResponderExcluir