sábado, 27 de fevereiro de 2010

TERREMOTO NO CHILE


Estamos em um ano de impressionante atividade sísmica.
Tivemos o terremoto dramático do Haiti, dois dias atrás um forte terremoto no Japão, e hoje de madrugada este fortíssimo terremoto no Chile, com vários tremores secundários de grande magnitude.
Não é de hoje que acompanho diariamente a evolução dos terremotos por todo o planeta, através dos dados de um site do governo americano, bastante completo no assunto.
Este site tem atualizações instantâneas e também oferece dados estatísticos.
As magnitudes menores ele não apresenta em termos mundiais, apenas os que acontecem nos Estados Unidos, portanto, não pude elaborar uma tabela completa... entretanto, analisei alguns dados e fiz alguns cálculos que quero compartilhar com você nesta tabela:

Alguns dados para sua melhor compreensão da tabela que propus:
1. Os dados relativos a terremotos maiores que 8.0 datam de 1900.
2. Os dados relativos a terremotos de magnitude 5.0 a 7.9 datam de 1990.
3. Os demais são dados estimados pelo site.
4. A projeção que faço para 2010, é tomando o que aconteceu até o dia 27 de fevereiro, quando escrevo o post, e multiplicando até o final do ano. Não tem base científica. Apenas dados estimados, para suportar a análise.
5. De 2000 até 2008, experimentamos um crescimento de terremotos anuais, saindo de um total de 22.256 ocorridos em 2000 até um total de 31.777 em 2008. Se somarmos os totais anuais, teremos uma média de 28,597 terremotos por ano. Entretanto, se compararmos esta evolução com o que aconteceu em 2009, vemos que houve uma redução drástica, para “apenas” 14.788. Este é um número surpreendente já que até 2008 vínhamos em constante crescimento. Ainda não encontrei uma explicação dada por algum cientista do motivo desta redução. Entretanto, se compararmos as maiores magnitures, constataremos que, mesmo tendo ocorrido uma redução no número total, houve um aumento dos terremotos de maior magnitude.
6. Se compararmos os dados ano a ano, veremos que a magnitude dos terremotos vem crescendo ano após ano, mesmo comparando 2009. Se projetarmos o que poderá acontecer em 2010 tomando por base os dados que temos até aqui, teremos, aparentemente, um ano com importante crescimento na magnitude dos terremotos.
7. Outra análise relevante é considerarmos a mortalidade causada pelos terremotos, que é um dado muito importante. De 2000 até aqui, o ano de maior taxa de mortalidade causada por terremotos foi 2004, por conta do terremoto que gerou o tsunami da Indonésia, em que 222.531 pessoas morreram. Entretanto, se somarmos as mortes ocorridas este ano por conta de terremotos, principalmente o do Haiti, teremos até hoje, um total de 228.802 mortes, ou seja, já superamos aquele número. Os terremotos tem-se tornado mais letais. Lembro ainda que, até o momento que escrevo este post, o número de mortos divulgados pelas autoridades no Chile, ainda é de menos de 100 pessoas.
8. Se você tiver interesse em confirmar estes dados e fazer outro tipo de estatísticas, acesse o site, e faça suas próprias avaliações, para comparar com as minhas.

De qualquer forma, o meu ponto neste post é destacar que é inegável o aumento dos terremotos em nossos dias. E este é um dado importantíssimo no ensino de Jesus. Ele foi claro ao dizer que ouviríamos falar de “terremotos em todos os lugares”, e isso tem ocorrido. Terremotos na Itália, na Costa do Pacífico dos EUA, no Japão, Rússia, Haiti, Chile, Argentina, Peru, ilhas do Pacífico, e até mesmo no Brasil tivemos nos últimos anos... e tantos outros lugares.
Portanto, são duas informações importantíssimas: hoje, pela imprensa global, satélites, internet, jornalismo 24 horas, e claro, pela tecnologia dos sismógrafos, nós OUVIMOS FALAR de terremotos em lugares em que, até 100 anos atrás, não ficávamos sabendo.
E a outra informação dada por Jesus, é que iria ser um fenômeno global, TODOS OS LUGARES.
Constatamos aqui, que ambas predições estão sendo cumpridas em nossos dias.
Se você puder olhar um post anterior sobre os Sinais no Céu, verá que está ficando mais claro que já temos outros indicadores apontando para tempos de cumprimento preciso das palavras de Jesus.
Além destes, se Deus permitir, quero apresentar nos próximos posts todos outros indicadores que estão diante de nossos olhos, como que gritando conosco: Jesus vem em breve... prepare-se!
Você é meu convidado a passar outras vezes por aqui, para analisarmos juntos as notícias do dia a dia, que tem sido uma manifestação clara de que os profetas da Bíblia falaram da parte de Deus.
O Deus Verdadeiro e Vivo!
O Único!
O Todo Poderoso, que “anuncia as coisas do fim, desde o princípio”.
Se você tiver mais algum dado sobre o tema deste post, por favor, mande para mim.
Suas informações serão muito importantes para que possamos ter um ponto de encontro neste blog, falando sobre este tempo tão importante em que vivemos.
Deus te abençoe.
Fique ligado!

SHALOM

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário